top of page

Seis questões essenciais sobre o padrão TISS, da ANS


A Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS) demanda obrigações dos consultórios, das clínicas e das operadoras. Os consultórios e clínicas já devem registrar as guias no novo formato e exportar um arquivo com os dados para as operadoras. As operadoras já devem receber os dados dos prestadores no formato do padrão TISS. As operadoras também devem definir e informar ao prestador o meio de transmissão de dados que deverá ser utilizado para o envio das informações.

Se você ainda tem dúvidas sobre o TISS, veja as questões essenciais que você precisa saber:

1) Quais são as etapas de responsabilidade do prestador e quais são as etapas de responsabilidade da operadora? A responsabilidade do prestador é preencher as guias no formato eletrônico e exportá-las no padrão TISS. A responsabilidade das operadoras é providenciar o meio de recepção destas informações. O que é importante observar é que o fato de a sua operadora não ter disponibilizado o meio de transmissão da informação não isenta você de ter que preencher e exportar as guias. Mantenha sua parte em dia e cobre da operadora a forma de envio das informações. Observe que a responsabilidade de enviar a informação também é sua.

2) Existem operadoras que ainda não me informaram como enviar as informações do TISS. Posso atender aos pacientes delas? Você pode e deve manter o atendimento aos clientes de todas as operadoras. Se você registrar as informações eletronicamente e armazenar o arquivo mensal, você fez a sua parte. Se houver alguma sanção, será em relação à operadora que não estiver recebendo o arquivo.

3) Devo esperar a operadora me informar o que fazer? Não. A resolução da ANS exige a utilização de acordo com o grupo no qual se enquadra o prestador. Para você ficar resguardado, mantenha seus arquivos exportados no padrão TISS. Assim você estará cumprindo sua parte. Os arquivos podem ser mantidos em seu computador.

4) Quais são os passos que recomendamos para solucionar a adoção do TISS? 1. Escolha um software de mercado que realize o faturamento TISS. 2. Instale o software. 3. Lance as guias. 4. Exporte o arquivo. 5. Transmita o arquivo para operadora. Sua secretária ou faturista pode encarregar-se desta rotina.

5) O que é um software TISS? É um sistema que permite o preenchimento da guia do TISS e a exportação do arquivo no formato regulamentado pela ANS. O software TISS é uma forma rápida e racional de gerar os arquivos no padrão TISS.

6) Algumas operadoras ainda pedem para mandar os dados em papel. O que fazer? Não há problemas se você mandar, adicionalmente, as informações em papel, desde que não deixe de enviá-las também em formato eletrônico.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page